Prontuário NR10: o que deve conter?

Prontuário NR10: o que deve conter?

Mais que uma obrigatoriedade, o prontuário NR-10 é uma das formas de garantir a segurança dos funcionários de uma empresa

O Prontuário de Instalações Elétricas (PIE), também conhecido como Prontuário NR10, é um arquivo que concentra todos os documentos relevantes, tanto sobre as instalações elétricas de uma forma geral, quanto sobre os trabalhadores que atuam nesta área. 

Algumas das informações que devem conter em um Prontuário NR10 são os procedimentos, documentos, programas e ações que já vêm sendo implementados ou que a empresa planeja executar, a fim de proteger a sua equipe dos riscos elétricos. 

Por meio da união destes documentos e dados, o Prontuário de Instalações Elétricas busca: 

  • garantir que os trabalhadores tenham acesso às informações necessárias à sua segurança; 
  • atender aos requisitos da Norma Regulamentadora 10 exigido pela Secretaria do Trabalho; 
  • assegurar que todos os serviços sejam realizados de acordo com procedimentos seguros e previamente definidos. 

EPI's relacionados ao prontuário NR10

Exigências do Prontuário NR10

Os documentos fornecidos pelo PIE são exigidos pela Norma Regulamentadora 10 e devem ser obrigatoriamente elaborados por todos os estabelecimentos que possuam carga igual ou superior a 75 kW das fases de geração, transmissão e/ou consumo. 

Outra exigência é que o PIE seja constantemente atualizado pelo empregador ou pessoa formalmente designada para esta função. 

O que o subitem 10.2.3 da NR10 afirma é que “as empresas estão obrigadas a manter esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas dos seus estabelecimentos com as especificações do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteção”. 

Já as empresas que possuam potência maior que 75 kW devem providenciar, além do diagrama unifilar, outros documentos complementares, também definidos pelo subitem 10.2.4, que são:
a)conjunto de procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde, implantadas e relacionadas a NR10, além da descrição das medidas de controle existentes;
b) documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos;
c) especificação dos equipamentos de proteção coletiva e individual e o ferramental, aplicáveis conforme determina a Norma Regulamentadora 10;
d) documentação comprobatória da qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos trabalhadores e dos treinamentos realizados;
e) resultados dos testes de isolação elétrica realizada em equipamentos de proteção individual e coletiva;
f) certificações dos equipamentos e materiais elétricos em áreas classificadas;
g) relatório técnico das inspeções atualizadas com recomendações, cronogramas de adequações, contemplando as alíneas de “a” a “f”. 

Atendendo todas as exigências citadas acima, os documentos que devem constar no Prontuário NR10 são: 

  • diagnóstico de NR10; 
  • estudos, laudos e relatórios técnicos periódicos; 
  • projetos técnicos das instalações; 
  • procedimentos de trabalhos; 
  • instruções técnicas; 
  • documentação dos trabalhadores; 
  • documentação dos EPI’s e EPC’s;
  • certificados de equipamentos elétricos instalados em atmosfera explosiva (se houver).

Ilustração dos documentos referentes ao prontuário NR10

Relatório Técnico das Inspeções (RTI)

Também deve ser incluído no prontuário NR10 o Relatório Técnico das Inspeções. Este material precisa ser elaborado com base na auditoria a ser realizada, bem como deve trazer informações sobre as instalações elétricas e processos de segurança da empresa. 

O relatório deve apresentar todas as inconformidades administrativas e técnicas encontradas a partir da auditoria, assim como já deve contar com um cronograma de adequação

É importante destacar que todos os documentos exigidos pelo Prontuário NR10 devem ser elaborados por profissionais legalmente habilitados para realizar tal função. Além disso, esse material deve ficar disponível para que qualquer funcionário ou setor tenha fácil acesso. 

Prontuário NR10 sempre à mão

A fim de concentrar as informações referentes ao prontuário NR10 em um só lugar, a Onda Energia e Sistemas desenvolveu um software e um databook, que são disponibilizados com exclusividades aos nossos clientes. 

Com eles, as empresas não apenas conseguem organizar os seus documentos, como têm mais facilidade em seu dia a dia para fazer a gestão e ter acesso a todos os dados sempre que necessário. 

Quer elaborar o seu prontuário NR10 e ter um databook desenvolvido com exclusividade para a sua empresa? Entre em contato e solicite um orçamento sem compromisso!

 

0 0 vote
Article Rating

Compartilhe ⤵

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments