Relatório Técnico de Instalações Elétricas

Relatório Técnico de Instalações Elétricas

O Relatório Técnico das Instalações Elétricas (RTI) é um documento elaborado a partir da inspeção dos sistemas elétricos em alta e baixa tensão, que tem como objetivo apontar as inconformidades existentes no local analisado e, assim, permitir a criação de um cronograma de ações para a adequação de todos os itens irregulares.

Essas adequações devem ser realizadas de acordo com as normas da ABNT ou da IEC. Na Onda Energia Sistemas, o RTI é elaborado após uma detalhada análise de todas as instalações elétricas e documentações existentes, conforme determinado pela Norma Regulamentadora – NR-10.

Engenharia-Elétrica-IPOG-Crise-Mercado

Somente após esta análise é dado início à elaboração do Relatório Técnico das Instalações Elétricas. Esta etapa é dividida em duas auditorias: uma envolvendo os aspectos de segurança do trabalho (Diagnóstico NR-10) e a outra contemplando os aspectos técnicos das instalações elétricas (Laudo Técnico das Instalações Elétricas).

O Diagnóstico NR-10 irá contemplar a vistoria não apenas dos aspectos administrativos, mas também dos procedimentos de segurança do setor elétrico da empresa, como:

Ou seja, o RTI é elaborado a partir de um diagnóstico da situação da unidade e análise dos riscos, procedimentos, documentação e medidas de controle existentes na área elétrica. Ele contempla todos os requisitos da NR-10, bem como indica os requisitos desta norma regulamentadora que não estão sendo atendidos pela empresa.

Uma vez que for finalizado, o Relatório Técnico das Instalações Elétricas irá indicar as inconformidades com as normas NBR-14039 e NBR-5410, bem como as recomendações, propostas de adequação e cronograma de realizações. Isso significa que, a partir deste documento, a empresa saberá exatamente quais passos deverá dar para garantir a segurança dos seus sistemas elétricos.

Precisando elaborar o Relatório Técnico de Instalações Elétricas da sua empresa? Entre em contato com a Onda Energia e Sistemas e solicite este e outros serviços para a regulamentação dos sistemas elétricos do seu negócio!